Translator

segunda-feira, 1 de abril de 2013

A MINHA GALGA DE 1 DE ABRIL

MINISTRO PAULO PORTAS - PÉRIPLO AO SUDESTE ASIÁTICO

PRÓ ANO HÁ MAIS!


.
O PORTAS POLÍTICO,  FUTURISTA E  O PORTAS QUER SER TUDO!
.
PORTAS BASTA PEIDO BASTA!

.
UMA GERAÇÃO, QUE CONSENTE DEIXAR-SE REPRESENTAR POR UM PORTAS É UMA GERAÇÃO QUE NUNCA O FOI! É UM COIO D'INDIGENTES, D'INDIGNOS E DE CEGOS! É UMA RÊSMA DE CHARLATÃES E DE VENDIDOS, E SÓ PODE PARIR ABAIXO DE ZERO! ABAIXO A GERAÇÃO!
.
MORRA O PORTAS, MORRA! PIM PAM PUM!
.
UMA GERAÇÃO COM UM PORTAS A CAVALO É UM BURRO IMPOTENTE!
.
UMA GERAÇÃO COM UM PORTAS  À PROA É UMA CANÔA A NAVEGAR EM RIO SECO!
.
O PORTAS É UM CIGANO!
.
O PORTAS É MEIO CIGANO!
.
O PORTAS SABERÁ GRAMÁTICA, SABERÁ SYNTAXE, SABERÁ MEDICINA, SABERÁ FAZER CEIAS P'RA CARDEAIS SABERÁ TUDO MENOS TAGARELAR QUE É A ÚNICA COISA QUE ELE FAZ!
.
O PORTAS PESCA TANTO DE POLÍTICA E DE GOVERNAR QUE ATÉ FAZ SONETOS COM LIGAS DE PANELEIROS!
.
O PORTAS É UM HABILIDOSO!
.
O PORTAS VESTE-SE MAL!
.
O PORTAS USA CALCINHAS DE SENHORA!
.
O PORTAS ESPECÚLA E INÓCULA OS CONCUBINOS!
.
O PORTAS É PORTAS!
.
O PORTAS É CHULO!
.
MORRA O PORTAS, MORRA! PIM PAM PUM!
.
O PORTAS FEZ UMA SORÔR MARIANNA QUE TANTO O PODIA SER COMO A SORÔR IGNEZ OU A IGNEZ DE CASTRO, OU A LEONOR TELLES, OU O MESTRE D'AVIZ, OU A DONA CONSTANÇA, OU A NAU CATHRINETA, OU A MARIA RAPAZ!
.
E O PORTAS TEVE CLÁQUE! E O PORTAS TEVE PALMAS! E O PORTAS AGRADECEU!
.
O PORTAS É UM CIGANÃO!
.
NÃO É PRECISO IR P'RÓ PARQUE EDUARDO SÉTIMO P'RA SE SER UM PANTOMINEIRO, BASTAR-LHE SER PANELEIRO!
.
NÃO É PRECISO DISFARÇAR-SE P'RA SE SER SALTEADOR, BASTA ESCREVER COMO PORTAS! BASTA NÃO TER ESCRÚPULOS NEM MORAES, NEM ARTÍSTICOS, NEM HUMANOS! BASTA ANDAR CO'AS MODAS, CO'AS POLÍTICAS E CO'AS OPINIÕES! BASTA USAR O TAL SORRISINHO, BASTA SER MUITO DELICADO E USAR CÔCO E OLHOS MEIGOS! BASTA SER JUDAS! BASTA SER PORTAS!
.
MORRA O PORTAS, MORRA! PIM PAM PUM!
.
O PORTAS NASCEU PARA PROVAR QUE, NEM TODOS OS QUE ESCREVEM SABEM ESCREVER!
.
O PORTAS É UM AUTOMATO QUE DEITA PR'A FÓRA O QUE A GENTE JÁ SABE QUE VAI SAIR... MAS É PRECISO DEITAR DINHEIRO!
.
O PORTAS É UM SONETO D'ELE-PRÓPRIO!
.
O PORTAS EM GÉNIO NUNCA CHEGA A PÓLVORA SECA E EM TALENTO É PIM-PAM-PUM!
.
O PORTAS NÚ É HORROROSO!
.
O PORTAS CHEIRA MAL DA BOCA!
.
MORRA O PORTAS, MORRA! PIM PAM PUM!
.
O PORTAS É O ESCARNEO DA CONSCIÊNCIA!
.
SE O PORTAS É PORTUGUÊS  EU QUERO SER ESPANHOL!
.
O PORTAS É A VERGONHA DA INTELLECTUALIDADE PORTUGUESA
.
A! O PORTAS É A META DA DECADÊNCIA MENTAL!
.
E AINDA HÁ QUEM NÃO CÓRE QUANDO DIZ ADMIRAR O PORTAS!
.
E AINDA HÁ QUEM LHE ESTENDA A MÃO!
.
E QUEM LHE LAVE A ROUPA!
.
E QUEM TENHA DÓ DO PORTAS!
.
E AINDA HÁ QUEM DUVIDE DE QUE O PORTAS NÃO VALE NADA, E QUE NÃO SABE NADA, E QUE NEM É INTELIGENTE NEM DECENTE, NEM ZERO!l

.
As minhas desculpas à memória do José de Almada Negreiros por lhe roubar o seu escárnio ao Dantas e passar o meu para o Portas.


domingo, 31 de março de 2013

MINISTRO PAULO PORTAS - PÉRIPLO AO SUDESTE ASIÁTICO



O ministro dos Estrangeiros Paulo Portas será hóspede do embaixador Torres Pereira, neste belo palacete construído depois de meados do século XIX, durante os 4 dias de permanência na capital do Reino da Tailândia.

.
Chegou ontem a Banguecoque (Tailândia) o ministro Paulo Portas, acompanhado de ministro da Economia Alvaro Santos Pereira, Secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas, José Cesário e uma delegação de 10 empresários portugueses, embaixador Francisco Seixas da Costa e António Borges (em representação da Jerónimo Martins), Alberto da Ponte, presidente da RTP, Pedro Reis, presidente do AICEP, Dra. Paula Laborinho, Presidente do Instituto Camões.
.
Ministro Paulo Portas como chefe da delegação, a visita tem em vista o incrementar as relações comerciais, entre Portugal, nesta área do globo nos sete países, sob a jurisdição da Missão Diplomática Portuguesa acreditada no Reino da Tailândia: Cambodja, Laos, Malásia, Myanmar (Birmânia), Tailândia, Vietname e Singapura.
 .
Esperava, no aeroporto internacional da capital tailandesa. o ministro Paulo Portas e individualidades que o acompanhavam, o embaixador Torres Pereira (de partida por estes dias para Pequim e acreditado como representante de Portugal na China), seu homólogo tailandês, representantes da “Thai Chamber of Commerce”  e outras associações viradas para o comércio interno e externo do reino da Tailândia.
.
Segundo apuramos, de fonte da Embaixada de Portugal, o ministro Paulo Portas, depois da permanência de quatro  dias em Banguecoque, partirá com as personalidades que o acompanham para os países do Sudeste Asiático com o propósito de nestes países, amigos, estabelecer representações do AICEP (Diplomacia Económica), Secções Culturais com leitores, ali sediados, para a divulgação da língua de Camões.  
.
Ministro da Economia Álvaro dos Santos Pereira, veio propositadamente à Tailândia, para assinar o contrato com a mega-empresa multinacional, americana, Mac Donald,  para no futuro, em sistema franchise, confeccionar e colocar à venda no milhar de lojas de comida rápida, na Tailândia, o famoso Pastel de Belém e assim fazer concorrência à emitação “Tart Egg” que nas lojas  galinha frita “Kentaky Chicken” são vendidos um milhão por dia. A assinatura do contrato, em cerimónia simples, vai realizar-se no fim da manhã de hoje na missão diplomática portuguesa.
.
Amanhã em três salões do Hotel Royal Orchid (a portas da Embaixada de Portugal), irão ter lugar  reuniões cujo temas são: “ Portugal no contexto e sucessos da União Europeia e oportunidades de investimentos" presidido pelo ministro Paulo Portas, abrindo a sessão e tendo como oradores, o ministro da Economia Álvaro dos Santos Pereira, embaixador Seixas da Costa e António Borges, em representação da empresa, multinacional, Jerónimo Martins, e no objectivo de expandir seus negócios, de retalho, na Tailândia e países limitrofes.
.
Pedro Reis, Presidente do AICEP, noutro local de Banguecoque, na "Thai Chamber of Commerce" num seminário apresentará as propriedades, únicas, do tomate português e o  sucesso do mesmo na preparação de cerveja no Japão para onde Portugal exporta largas quantidades. Além do mais a cerveja,(clique a seguir) Tomanoku,
fortificante, produzida do tomate português voltou uma bebida, famosa, entre a juventude nipónica dado à sua propriedade, natural, afrodísiaca, Pedro Reis e Paulo Portas, no passado dia 28, visitaram o Japão e a fábrica de cerveja,  de tomate português da marca, "Tomanoku" que o ministro Paulo Portas provou, saboreou, apreciou e repetiu a dose.
.  
Num salão, contíguo, a Adida Cultural, junto à embaixada, Luisa Dutra proferirá uma conferência dirigida a individualidades, locais e estrangeiras ligadas às artes, cultura e letras sob o tema. “A importância da Língua Portuguesa na ligação da Ásia, Oriente com o Ocidente a partir de 1.500”
.
Noutro salão reunir-se-à o Secretário de Estado para as Comunidades Acolhidas em Países Estrangeiros, José Cesário, com a comunidade lusa e descendente residente na Tailândia. As boas vindas, a José Cesário, em discurso, estão a cargo do Dr. Nuno Caldeira, residente no Norte da Tailândia e na cidade  de Banguecoque.  
.  
Depois da sessão de trabalhos haverá no jardim da residência do embaixador um “buffet” para cerca de 300 convidados onde não faltará a excelente gastronomia portuguesa e o famoso pastel de Belém que será, à vista dos convidados confeccionado no local , num forno móvel ali instalado debaixo da frondosa e secular árvore tamarindeira, por dois pasteleiros, vindos propositadamente, de Lisboa.  
.
Após o repasto, os presentes serão obsequiados pelo embaixador Torres Pereira com um passeio, nocturno, de barco, a jusante e a montante do Rio Chao Prya, com a duraçãp do percurso, de duas horas.  
.  
Nuno Caldeira da Silva (além de bom bebedor de “pinga” de estalo, famosa, tem sido um excelente promotor dos vinhos lusos na Tailândia), elucidará os viajantes da história que esta via aquática encerra e séculos atrás em cima ds relações de Portugal com o Reino do Sião, entre vários temas, divulgados, um dos quais será a epopeia de Fernão Mendes Pinto, de quando mais o pirata  António Faria, naufragaram na embocadura do Rio Mekong e sem bens materiais navegaram num junco chinês até à antiga capital do Reino do Sião onde viriam a ser acolhidos pela comunidade portuguesa ali residente.
.
Alberto da Ponte, presidente  dinamizador da RTP, terá encontros com representantes do Canal 3, de televisão, de Banguecoque, a fim de assinar um protocolo  de intercâmbio de programas da RTP, entre os quais (traduzidos para a língua tailandesas) os futuros comentários, políticos, do ex-primeiro ministro José Sócrates. O Canal 3 tem uma audiência, diária, de 25 milhões de telespectadores.
José Martins
P.S. Seguiremos, hoje a par e passo, as actividades da delegação chefiada pelo ministros dos Estrangeiros Paulo Portas.