Translator

quarta-feira, 14 de março de 2012

CELEBRAÇÃO DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES AO REINO DO SIÃO (TAILÂNDIA)

Creio que foram finalizadas as Celebrações dos 500 anos da Chegada (1511) dos Portugueses ao Reino do Sião realização conjunta entre os Governos de  Portugal e da Tailândia. 
.
Relatamos, voluntariamente,vários acontecimentos no terreno, fizemos o nosso dever como residente neste Reino há mais de 3 décadas. 
.
O embaixador Torres Pereira (não lhe estamos a dar graxa) esteve à altura de representar Portugal nos eventos e ouvimos de bom agrado os seus discursos e a forma límpida como os desenvolveu perante o público. 
.
Fomos traídos por um português que não estava  ligado à missão diplomática de Portugal na Tailândia de quando  leu  peça (clique a seguir)   
onde eu informava que tinha sido convidado, pelo lado tailandês para trabalhar juntamente com historiador de nome da Tailândia e elaborarmos um livro sobre as antigas comunidades, lusa tailandesas.  
.
O livro seria se grande valor histórico, pedagógico e colocado nas livrarias de Banguecoque. O historiador, professor reformado, tailandês, é uma proeminente figura com várias publicações, condecorado pelo Governo de França, em 1987 e mantém, desde há vários anos, um programa num canal de televisão em cima da história da Tailândia desde a fundação do Reino.
.
Tomou-se de pânico o senhor e segundo me informaram (fonte credível) entrou em contacto com o representante da Tailândia em Lisboa para que eu José Martins fosse retirado de colaborar, no quer que fosse e relativo às Celebrações dos 500 anos da Chegada dos Portuguees ao Reino do Sião. 
.
Silenciei-me e vencido pela maldade de certas pessoas que  seguem por aí em procura do nome que já o tiveram e perderam. 
.
Veio-me à mente aquele ditado: "Os cães ladram e a caravana passa". 
.
Todo o meu trabalho, 15 peças, voluntário, sem mendigar uma migalha a ninguém  está nas barras a seguir e só clicar.
José Martins

1.PORTUGAL E A TAILÂNDIA – “CELEBRAÇÃO DOS 500 ANOS DE RELAÇÕES”

2.COLÓQUIO INTERNACIONAL INSERIDO NAS CELEBRAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES AO REINO DA TAILÂNDIA

3.DIVULGAMOS COMUNICAÇÃO RECEBIDA DA EMBAIXADA DE PORTUGAL EM BANGUECOQUE

4.A CANTORA KÁTIA GUERREIRO ACTUOU E ENCANTOU A ASSISTÊNCIA AO SEU ESPECTÁCULO NA TAILÂNDIA

5.COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES À TAILÂNDIA - JOGO DE FUTEBOL, AMIGÁVEL, ENTRE A EQUIPA SUB 18 DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL E A SELEÇÃO DA TAIÂNDIA

6.COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES À TAILÂNDIA - "MASK OF ASIA"

7.COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES À TAILÂNDIA (1511-2011)

8.CELEBRAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES À TAILANDIA - JORNAL "THE NATION" REFERE-SE AO HISTORIADOR JORGE MORBEY

9.CELEBRAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES À TAILANDIA

10.CELEBRAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES A AYUTHAYA, SEGUNDA CAPITAL DO REINO DO SIÃO (TAILÂNDIA NOS DIAS DE HOJE)

11.CELEBRAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES A AYUTHAYA, SEGUNDA CAPITAL DO REINO DO SIÃO (TAILÂNDIA NOS DIAS DE HOJE)

12.CELEBRAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES À TAILANDIA - HOJE HOUVE PORTUGALIDADE NO BAN PORTUGUET EM AYUTHAYA

13.TAILÂNDIA - EVENTO,CULTURAL, INTEGRADO NAS CELEBRAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES À TAILÂNDIA

14.ARTIGO DO JORNAL "THE NATION" RELATIVO À HISTÓRIA ENTRE PORTUGAL E A TAILÂNDIA

15,PORTUGAL E ATAILÂNDIA – 5 SÉCULOS DE RELACIONAMENTO AMISTOSO