Translator

terça-feira, 23 de agosto de 2011

COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DA CHEGADA DOS PORTUGUESES À TAILÂNDIA (1511-2011)

No continuação do programa, agendado, entre Portugal e a Tailândia das Celebrações dos 500 Anos da Chegada dos Portugueses ao Reino da Tailândia (1511-2011) teve lugar, ontem (20.08.2011), mais um evento, na Sala Maha da Universidade de Chulalongkorn com título "Portuguese Language and Culture Week", inaugurado pelo Prof. Dr. Prapod Assvavirulhakarn, Decano da Faculdade de Letras da mesma universidade, embaixadores de Portugal Torres Pereira, do Brasil Paulo César Meira de Vasconcelos e de Timor-Leste João Freitas de Câmara, personalidades locais e estrangeiras ligadas à diplomacia, artes e letras, estudantes de cursos de língua portuguesa sob a orientação das Leitoras, em Banguecoque, Luisa Dutra da embaixada de Portugal e Laura Ferreira da embaixada do Brasil, comunidade portuguesa e luso tailandesa residente na Tailândia.
Para levar as fotos ao tamanho normal clique em cima
Imagem do lado esquerdo o logotipo e o símbola das celebrações. Três simpáticas estudantes da língua portuguesa recepcionistas.
Imagem lado esquerdo senhora Pralom, funcionária da Embaixada de Portugal em Banguecoque, licenciada no ensino da língua portuguesa recebe os convidados, à entrada da Sala Maha.
Imagem do lado esquerdo: diplomata Beatriz Martins, conselheira política e Encarregada de Negócios da Delegação da Comissão da União Europeia, em Banguecoique, junto ao diplomata José Serafino e o número dois da missão diplomática de Portugal na capital tailandesa. Lado direito: embaixador de Timor-leste, acreditado no Reino da Tailândia, João Freitas de Câmara.
Imagem lado esquerdo: alunas de cursos de português em universidades de Banguecoque. Direita: foto de famíla da esquerda para a direita. Luisa Dutra, leitora de português, junto à embaixada de Portugal em Banguecoque, embaixadores João Freitas de Câmara, Paulo Cesár Meira de Vasconcelos, Jorge Torres Pereira, Decano da Faculdade de Letras Prof. Dr. Prapod Assvavirulhakarm, sua Adjunta Profª. Surapeepan Chatrapon e embaixatriz de Timor-leste.

Imagem esquerda: Luisa Dutra, José Serafino, embaixadores Torres Pereira e Freitas de Câmara conversam. Direita: a contar da esquerda, Prof.Dr. Prapod, embaixadores de Timor-leste, de Portugal e do Brasil, antes da inauguração da cerimónia.

Esquerda: Luisa Dutra e Laura Ferreira, leitoras de Português junto às embaixadas de Portugal e do Brasil. Lado direito: servido um "beberete" onde não faltaram os "bolinhos" de bacalhau e os rissois de camarão, uma especialidade apreciado e confeccionados pelo português, residente há muitos anos, na Tailândia, Manuel Campos. Servido vinho, de boa cepa portuguesa, tinto e branco.
Esquerda: Prof. Dr. Prapod Assvavirulhakarn profere o discurso de abertura seguindo-lhe embaixador Torres Pereira. Personalidades da Tailândia e Portugal que realçaram as relações, diplomáticas, amistosas de 5 séculos entre as duas nações amigas.
Esquerda: embaixador do Brasil Paulo César Meira de Vasconcelos, realça o bom relacionamento diplomático entre o país que representa e a Tailândia. João Freitas de Câmara, embaixador de Timor, refeiu-se à sua jovem nacão, na parte cultura e história.

A cerimónia do corte da fita, confeccionada de flores naturais. Da esquerda para a direita: Luisa Dutra, embaixadores de Timor-leste, Portugal, Brasil e Prof. Dr. Prapod Assvavirulhakarn, sua adjunta Profª Surapeepan Chatrapoon e embaixatriz de Timor-Leste


O painel, imaginativamente, decorado, apresenta ao público "poster" de países de expressão de língua portugesa, em cima da história, cultura e sistema político.
"Posters" de Portugal, da esquerda para a direira: A língua portuguesa no Mundo (falada por cerca de 300 milhões de pessoas). História da expansão lusa nas setes partidas do Globo, cultura e suas raizes.
Posters do Brasil onde se inclue o sistema político de governação, geográfico, a cultura não sendo esquecido o futebol e o carnaval do Rio
Posters: Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau, como espaços de expressão de língua portuguesas estão, sem embaixadas em Banguecoque, estão ali presentes durante a Semana de Cultura e e língua portuguesa no Mundo.

 
Moçambque, São Tomé (sem representação diplomática na Tailândia) não foram ignorados pela leitora Luisa Dutra. Por último o poster de Timor-leste. A Tailândia, durante o processo da independência foi um dos países que muito ajudou Timor-leste.

Imagens e prosa de José Martins-21.08.2011