Translator

terça-feira, 31 de maio de 2011

A PRESENÇA PORTUGUESA NO SUDESTE ASIÁTICO


.
Há quase 27 anos (30.11.84), entre várias reuniões, culturais, na Chancelaria da Embaixada de Banguecoque, o Prof. John Villiers, proferiu uma conferência cujo tema foi " A presença portuguesa no Sudeste Asiático".
.
O Prof. Villiers é uma proeminente figura em cima da história da expansão portuguesa na Ásia e Oriente depois de 1498 e de quando Vasco da Gama descobriu o Caminho Marítimo para a Índia. 
.
Mas não foi só o Prof. Villiers que proferiu conferências na Embaixada de Portugal em Portugal, outras figuras ali estiveram  que em tempo as divulgarei, na gerência do Embaixador Mello Gouveia (1981-1988).
.
É pena (até mesmo de lamentar) que material, histórico semelhante a este e outro, arquivado, que ainda não  tenha sido  imprimido uma reedição, num livro e dado a ser conhecido. 
.
Acontece que a história de Portugal na Tailândia, na ocasião que o Embaixador Mello Gouveia chegou a Banguecoque, estava adormecida havia anos e foi avivada a continuação que lhe deu o Dr. Joaquim Campos, na década quarenta do século passado e depois o Embaixador Helder Mendonça e Cunha na década sessenta.  
José Martins
.